sábado, 8 de agosto de 2015

CLASSE C. UM MERCADO EM POTENCIAL.

É inevitável a ascendência da classe C na última década no processo de compra. Em tempos de crise, voltar a atenção para este mercado pode ser estratégia de salvação para muitos segmentos. Todavia, não estamos falando, necessariamente, de produtos básicos. O poder de compra nos últimos anos e as características do nosso sistema econômico vigente não permeia apenas o mercado para políticas de preços baixos e consequentemente, produtos similares. Na era da informação, da qualidade, da "ostentação" e do crescimento socio-econômico, consumidores buscam não apenas a quantidade, mas sim a qualidade, a diferenciação, a ampliação do produto. Entender todo o processo psicográfico destes consumidores, mapear o comportamento e oferecer solução para suas necessidades e desejos, é fortalecer o mercado, segmentar cirurgicamente um público que, cada vez mais, se torna fiel em nosso País.
A pesquisa de campo, para nortear o modelo de produtos e serviços, é inevitável. Acompanhar de perto este fenômeno de transformação, para ir além, é o grande desafio das organizações. Todo grupo é diversificado e complexo de se entender. Entretanto, apresentam traços culturais que os caracterizam. Criar, comunicar e entregar valor além das perspectivas deste mercado, pode ser o carimbo de inserção e permanência. Não se pode esquecer, entretanto, que estamos falando de um público exigente, sim, conectado e crítido diante de suas expectativas. O grande exemplo de demanda que também atinge este público é o marcado dos smartphones. Nele, o preço não é o atrativo fundamental. É a diferenciação que os consumidores da classe C e D procuram, geralmente. É a qualidade do produto. Assim como na maioria do mercado tecnológico. O caso dos celulares, em especial, merece um analise específica, que faremos em outra oportunidade. Lembre-se que estamos falando de um grande mercado, que muitas vezes, fica apenas em potencial. Não adianta apenas publicizar para ele, mas oferecer produtos que apresentem vantagens para os consumidores. "A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho." Peter Drucker

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