segunda-feira, 2 de abril de 2018

Comunicação digital para o mundo corporativo

A velocidade de informação nos dias atuais é incontrolável. Vivemos um mundo conectado e o mercado organizacional precisa estar no meio digital sim. Cada vez mais empresas ( Grandes, médias e pequenas ) estão inseridas nas redes sociais, principalmente. Não "se é permitido" ficar de fora.

O detalhe que chama a atenção, é a maneira que algumas corporações se comportam nas plataformas digitais. Erros clássicos, falta de continuidade, e postagens sem nexo com o meio, são alguns dos exemplos catalogados diariamente.

A falta de capacitação têm levado algumas organizações em direção ao fracasso, seja por um post, um comentário ou mesmo uma campanha lançada nos ciberespaços. 

Por se tratar de plataformas gratuitas, organizações tem criado perfis "institucionais" na busca de mídia simplesmente, sem procurar profissionais do meio, ou mesmo treinar seus

colaboradores. O resultado é um festival de incoerência, dissonância com a proposta da marca, grosseiras, conteúdos repetitivos que geram mais aversão, do que uma comunicação interativa e resolutiva.
A falta de planejamento e investimento na área de comunicação e marketing, acaba transformando o que seria uma ótima ferramenta de relacionamento em "Outdoor digital", apenas. Alinhado a isso, erros estratégicas presenciados costumeiramente e percepção nítida que o  departamentos de marketing de muitas empresas vive ilhado do resto da organização. A realidade sentida é, muitas vezes, que "alguém" tira um tempo para "alimentar" estas plataformas. ( Ver as fotos. )

O universo do marketing digital ainda é muito novo, principalmente no meio corporativo. Se trata de alternativas frente a mídias tradicionais como rádio e Tv. Entretanto, é de fundamental importância, atenção total das organizações com sua exposição na web. A velocidade das informações podem ser ( e já foi ) fatal para algumas instituições.  Compartilhar, curtir, virar um fã e seguidor de uma marca, requer trabalho, planejamento e muito engajamento por parte das organizações.

Algumas marcas, por sua vez, desenvolvem um trabalho de excelência nas mídias digitais.
São cases ótimas ( de acordo com o modelo de negócio, claro. ) no treinamento e no desenvolver da humanização de marcas, por entenderem que estes espaços não são puramente de publicidade comercial, mas funcionam como facilitador e impulsionador de relacionamentos com o seu meio de interesses. É o caso da Netflix, ou falando de Brasil, do Magazine Luiza. ( Ver fotos. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário