A concorrência global tem mudado o mercado como um todo. Faz tempo que não se vende por vender. A sustentabilidade organizacional tem sido estratégia das grandes (e pequenas, claro) corporações ao redor do planeta. Ela perpassa pelo enredo do relacionamento. Faz tempo que empresas não vendem apenas produtos e/ou serviços, elas são facilitadoras e buscam ser protagonistas no processo de realização e busca de felicidade das pessoas.
O grande desafio, diante deste contexto, é mapear as variadas tribos (que são mercado em potencial). Classificar grupos semelhantes requer planejamento, pesquisa e investimento em larga escala, além de tempo. Partir na frente da grande concorrência e desenvolver soluções para necessidades que ainda nem existem, por parte do público de consumo, não é tarefa das mais simples, mas é importantíssimo para ser lembrado sempre como a corporação que colabora para uma vida melhor.
Para o sucesso e reconhecimento, nos dias atuais, as organizações precisam, portanto, ter modelos de negócios claros e ágeis, mas complexos ao mesmo tempo. É fundamental estar presente. Sempre! Uma grande empresa com espaço físico, em um bairro populoso e com alto índice de giro econômico, por exemplo, pode estar perdendo negócios para uma organização do outro lado do mundo, através apenas de alguns clicks. Então, mais importante do que fazer uma venda, é preciso fazer clientes. É fundamental ser relevante, e isso não se faz apenas com política de preços. Estamos falando de um bule com água fervendo. A temperatura é sempre alta e o "café precisa ser servido rápido." Esse gosto do café precisa ser diferente dos demais, percebido pelos, antes clientes e agora amigos e seguidores da organização.
Pensar local e agir global. Essa é uma afirmação e estratégia muito utilizada por empresas referência em nosso meio. A sonhada humanização do marketing 4.0 corre por veias de características iguais. Sentimentos, preocupações, gostos, desejos e sonhos compartilhados. É essencial que a empresa seja a cara dos seus consumidores.
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