segunda-feira, 13 de julho de 2015

Teoria do Oceano azul

A estratégia do Oceano Azul é desenvolver um modelo tão único de negócio que a concorrência não consiga acompanhar. Oceano azul é em alusão a um oceano límpido, claro, calmo, somente seu. Já toda a concorrência vive em um mar vermelho, sangrento, disputado, dividindo fatias de mercado. A teoria de Chan Kin, aplicada SEM NENHUM INVESTIMENTO, ( somente para comprovar cientificamente ) no Circi del Soleil, virou modelo para todo o mundo. A organização entrega uma experiência tão diferenciada, que não existe como a concorrência copiar. Assim existem vários casos de sucesso de empresas que dominam um mercado único. Chun Kin chama a atenção, falando de brasil, que as empresas não buscam inserção em mercados potenciais especialmente, mas sim, lutam bravamente sempre pelos mesmos consumidores, apresentando as mesmas soluções sem a sonhada inovação.
O grande erro estratégico organizacional na busca de seu oceano azul, é no desenvolvimento de todo processo na cadeia de valor. Grandes empresas, especialmente as domesticas, estão investindo cada vez mais em uma comunicação sedutora, que apresenta diferencial competitivo mas acaba não entregando valor aos seus clientes. É preciso planejar para atingir índices em toda curva de valor. Dentro do desenvolvimento da Teoria do Oceano Azul, as empresas precisam atingir 4 pontos para causar percepção de valor em sua praça constituinte. ELIMINAR, REDUZIR, AMPLIAR E CRIAR. Todo esse universo na busca de superioridade, precisa está em constante movimento, transformação. O caso citado ( Circi Del Soleil ) Aplica os 4 elementos em seu modelo de negócio para está sempre navegando em seu oceano azul. Eliminou a estrela do espetáculo, entendendo que o forte é o conjunto da obra, reduziu os espetáculos exibidos, cortando assim, custo. Ampliou seu modelo de negócio, minuciando as apresentações, desenvolvendo alianças estratégicas por onde passa e está sempre em constante inovação. Seja em sues treinamentos, seja em suas projeções de marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário