segunda-feira, 18 de março de 2019

Planejamento Estratégico. Como elaborar?

Empreendedores, novatos ou até com tempo de mercado, muitas vezes, paralisam quando precisam planejar. Mas o que seria o tão falado: planejamento estratégico de uma empresa? Desenvolver um é sinal de sucesso ou tempo perdido? 
A verdade é que no mercado de trabalho, assim como na vida, não se tem garantia de absolutamente nada. O planejamento organizacional é um norte, um conjunto de ferramentas que busca facilitar o processo decisório de uma organização. Por isso planos genéricos - aqueles que se encontram até na internet - não trazem muita funcionalidade, pois, como todos sabem, cara empresa vive a sua realidade especifica. 

Mas, qual a funcionalidade de um planejamento?  

Antes de mais nada, planejar não é formula de bolo. É preciso conhecer a fundo tanto o seu negócio como o mercado em que se atua.
A construção de um bom planejamento, observa os traços mais simples do cotidiano de uma organização. O planejamento estratégico funciona como apoio para saber onde deseja chegar, em quanto tempo e principalmente, que métodos usar para atingir tal feito. É comum - principalmente em médias empresas - ir criando as coisas através das idéias do "dia-a-dia". O planejamento serve como um painel de monitoramento, assim como de um carro. Ele sinaliza a velocidade que sua empresa caminha, quanto combustível se tem para chegar em determinado lugar. Ele te norteia para que sua organização não saia do caminho desejado, por isso, entender a essência da missão, visão e valores, é o primeiro passo na construção ( e manutenção - um planejamento tem necessidade de revisão e adaptação continuada, )


Passo à passo. 

Como dito, entender a organização é o passo 01 na criação do planejamento da sua empresa. 
Após o entendimento nítido de todos ( Nível estratégico, tático e operacional ), chega o momento de fazer a análise interna e externa da sua empresa. Estamos no passo 02. A Análise Swot.  Ela te ajudará a enxergar a empresa "fora da caixa". Neste estágio do planejamento, se identifica os pontos fortes e fracos da empresa ( nível interno) e as oportunidades e ameaças ( ambiência externa) que são inerentes ao negócio. 

No estágio dois, é importante responder estas lacunas através de um brandstorm, pois absorver percepções diferentes da empresa é fundamental. Em seguida, criar diretrizes para diminuir os pontos fracos e ameaças e traçar estratégia, à favor, através dos pontos fortes para aproveitar as oportunidades que o cenário possibilita. ( Neste estágio, é preciso entender como funciona o mercado ao qual se estar inserido.) 

No passo 03, é preciso responder a Matriz Canvas. É neste passo que você entenderá como funciona a sua empresa. De que forma entra receitas, o que são despesas, as parcerias, a proposta de valor, para qual público a sua empresa fala. os canais de comunicação e relacionamento. O Canvas desenha toda a estrutura administrativa de uma empresa. Este é o passo mais importante na construção do Planejamento estratégico. 

O passo 04, estabelece o Balanced ScoreCard. Esta ferramenta, balanceia as forças da organização e leva-se em conta, 4 grupos de interese: Clientes, Processos  internos, capacitação profissional e Financeiro.
A estrutura desta ferramenta abre o campo interno de atividades da organização nas 3 primeiras esferas, na busca da estabilidade financeira da empresa.  Funciona como causa e efeito e é preciso nutris as 3 primeiras bases de forma continuada.  
Todos os passos do planejamento, devem ser monitorados, ( PDCA ) e rediscutidos sempre que houver necessidade. Com todo o planejamento montado, é hora de desenvolver o plano de comunicação e marketing da instituição, harmonizado  com a essência que a organização atua no mercado. 









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