domingo, 20 de março de 2016

GERAÇÃO Y

Olá, tudo bem? Hoje falaremos sobre o comportamento da Geração Y. Pessoas nascidas na década de 80 e início dos anos 90, fazem parte da geração Y, com um comportamento mais irreverente, sem tanta estrutura rígida. Esta geração, cada vez mais está presente o mercado de trabalho, apresenta conceitos de vida totalmente antagônicos nas salas de escritórios em relação a geração X, uma verdadeira miscigenação de estilos.
É preciso entender como age esta geração “descolada”, sem apego a trabalho, sem criar raízes organizacionais, movida a desafios e aventuras. Estamos falando da geração da internet, dos clicks, da conexão e da busca da independência como prioridade em suas vidas. Com isso, as empresas vêm se adaptando para aproveitar as características desta geração a seu favor. Uma geração que tecla, ouve música e brinca com o cachorro ao mesmo tempo, leva esta proatividade para as salas de emprego, têm traços de empreendedorismo e inovação. Diferente da geração X, que tem características de busca de estabilidade , respeito a estrutura hierárquica, a geração Y não tem muita inclinação a insubordinação, não apresenta tanta resistência em relação a mudanças também. Não existe cultura melhor ou pior, cada uma têm seus pontos fortes e pontos a melhorar, cabe as organizações, conseguir captar o melhor de cada geração. É sempre importante falar também que esta concepção não é uma verdade absoluta, existe pessoas com características de gerações diferentes. Um grande exemplo de gestão foi o caso de Avenida Brasil, sucesso em audiência, a novela tinha em seu núcleo de direção Amora Mautner. Em um nicho de mercado com profissionais de Van Guarda, Amora inovou o modelo de direção. Sem seguir estruturas, os bastidores da novela fervia, mudava. Amora provocava nos atores o senso de questionamento, debate, geria sem seguir rotinas, através de troca de experiências. Houveram vários incômodos neste processo de mudanças, acertos e erros, que é total característica desta geração. Com este cenário de mudanças, a resposta foi a entrega para os consumidores de um produto inovado, diferente, e foi um grande Sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário